fbpx

Condomínios com área verde: infraestrutura e benefícios

7 de maio de 2021

Morar perto da natureza, mas estando em área urbana. Que tal? Os condomínios com área verde são uma tendência cada vez mais presente nas cidades. A opção é diferenciada para quem quer uma vida com mais saúde, bem-estar e estrutura. Conheça a proposta, que veio para ficar – e saiba o que faz parte de um empreendimento completo.

Para escolher o lugar ideal para morar, analisamos diversos fatores, não é mesmo? Especialmente se a ideia é investir em uma moradia própria. Quando buscamos por um imóvel, pensamos sobre questões como localização, estrutura, estética, além do preço. Consideramos a funcionalidade dos espaços, sua qualidade e potencial de longevidade. Afinal, queremos que nossa escolha nos traga satisfação duradoura. Você já pensou que uma opção que engloba tudo isso é buscar em condomínios com área verde?

Viver em um local cheio de natureza é mais do que estar envolto da beleza incomparável de plantas e jardins: é ter mais saúde e bem-estar. Não apenas pela paz e tranquilidade que o cenário natural pode proporcionar – mas também, porque ele pode ser sinônimo de uma infraestrutura completa. Não é à toa que condomínios com uma área verde caprichada são uma demanda crescente nos centros urbanos. Mais do que nunca, reconhecemos a importância desse contato durante a rotina e sentimos a necessidade de termos esse espaço como fonte de lazer

Neste texto, vamos apresentar algumas das vantagens que esses empreendimentos têm sobre aqueles que não dispõem de uma boa área verde. Para isso, listamos o que pode fazer parte da infraestrutura desses condomínios – e quais os benefícios que a natureza garante tanto para o local, quanto para você. Vamos lá?

O que pode fazer parte da infraestrutura de um condomínio com área verde?

Os diferenciais que a natureza pode oferecer em condomínios e cidades mostram que seu potencial não é apenas ornamental, mas também estrutural. Afinal, ela se mostra como uma alternativa sustentável para suprir uma demanda cada vez maior por espaços funcionais. Com o trabalho de paisagismo urbano, a arquitetura desenvolve as áreas verdes não apenas para embelezar os espaços, mas para aproveitá-los da melhor maneira possível.

Por isso, em condomínios bem planejados, a área verde não é um extra – mas sim, algo principal na infraestrutura oferecida aos moradores. Entre as possibilidades, você pode esperar:

Planejamento dos espaços comuns com projeto paisagístico

Você sabia que a presença de plantas ornamentais em projetos paisagísticos é estrategicamente pensada? Espaços comuns, como as áreas de circulação, o salão de festas e a piscina, são estruturados a partir da harmonia entre a natureza e as construções. As plantas são inseridas para proporcionar mais frescor e organização para os espaços – além de, claro, mais beleza.

Área para exercícios ao ar livre

Ter a possibilidade de se exercitar em casa se mostrou uma necessidade durante a pandemia. Mas, não há nada como ter espaço para dar uma corrida, ou até mesmo treinar. Um condomínio com uma área verde resolve muito bem essa questão – ainda mais se contar com uma academia ao ar livre e com um petplace para o seu bichinho de estimação. Com o ar da natureza, todo exercício fica mais agradável.

Espaço para relaxar

Cansou de se movimentar? Então relaxe na sombra das árvores. O projeto paisagístico de um condomínio cria espaços para parar e descansar – seja curtindo o deck da piscina, seja deitando em uma rede de um redário, ou em espreguiçadeiras espalhadas pelo pátio. O final perfeito para um dia de expediente de home office.

Espaços úteis e sustentáveis

Condomínios com área verde têm espaços abertos que podem oferecer diversas utilidades. Na área externa, é possível instalar funcionalidades para os condôminos, como um bicicletário, por exemplo. Também, aproveitar a natureza para organizar uma horta orgânica. São muitos os benefícios diretos aos moradores e também para o planeta, que agradece pelas práticas sustentáveis.

E que benefícios a área verde de condomínios proporciona?

Apostar no paisagismo e na valorização da natureza como uma parte principal em construções é contribuir para um mundo mais verde, sustentável, bonito e saudável para viver. Por isso, uma área verde traz benefícios para o próprio condomínio e para os moradores, em estrutura e possibilidade.

Benefícios para o condomínio:

  • Canalização das águas pluviais: uma área verde faz toda a diferença naqueles dias de chuvas fortes, pois auxilia no escoamento da água, permeando-a através do solo.  
  • Mais proteção para a estrutura: árvores são eficientes para-raios e em tempestades podem garantir uma proteção a mais para o condomínio. Elas também dão mais saúde ao solo com suas raízes, evitando o processo de erosão em meio a estrutura.
  • Purifica o ar e dá frescor aos ambientes: a presença de plantas dá mais qualidade ao ar, pois elas regulam a quantidade de CO² presente nos ambientes. Sua respiração também libera gotículas de ar, o que torna os espaços mais frescos – sem falar na sombra que proporcionam, bloqueando raios UV prejudiciais à nossa saúde.
  • Beleza duradoura e viva: a natureza é linda, forte e se transforma constantemente. Uma área verde faz dá outra cara à estética de qualquer lugar e forma longeva e rica. 

Benefícios para os moradores:

  • Mais saúde: os efeitos de um ar puro são diretamente benéficos para o nosso corpo – principalmente se você possui alguma complicação respiratória. Mas, mais do que isso: o contato com a natureza traz efeitos positivos também para nossa saúde mental, o que é comprovado cientificamente.
  • Mais bem-estar: saúde no corpo e na mente significa menos estresse e mais felicidade. Viver em um lugar com uma área verde, então, significa melhora da qualidade de vida durante toda a semana.
  • Mais estrutura: seja para descansar na sombra, ou para dar uma passeada com seu pet, dispor de uma área externa planejada é ter mais possibilidade de lazer em casa. Você poderá aproveitar o espaço no seu tempo livre, ou até mesmo se quiser variar um pouco o cenário do seu home office.
  • Valorização do imóvel: devido à demanda crescente por condomínios com área verde, esses apartamentos estão valorizando no mercado. Investir nessa opção, portanto, é algo vantajoso também para seu bolso. Você estará investindo em um bem que lhe trará retorno financeiro.

Condomínios com área verde: uma proposta da Viva Corp para você

A natureza nunca sai de moda e nunca sairá. Afinal, o futuro deve ser sustentável, planejado e cheio de saúde. Acreditamos verdadeiramente nisso – e que você merece fazer parte desse movimento e viver com muita qualidade. Por isso, o paisagismo é protagonista nos nossos projetos: no Smart Condomínio Clube, no Rio Grande do Sul e, em breve, no nosso mais novo lançamento em São José, região metropolitana de Santa Catarina.

Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas nossas oportunidades, pensadas com carinho para que você possa mudar sua vida com muita possibilidade e, claro, com muito verde!