fbpx

Etapas da obra: como é feita uma construção de qualidade?

23 de abril de 2021

Construir com qualidade é algo que exige expertise, planejamento e tempo. Um bom imóvel é resultado de muito trabalho e dedicação nas diferentes fases que envolvem a realização do projeto. Saiba mais sobre o processo necessário para entregar a você o lugar ideal para que você viva com segurança, satisfação e felicidade. 

Ao erguer um imóvel, deixamos uma marca. Mais do que um empreendimento, estamos erguendo algo que acrescentará ao cenário de uma região e que será espaço de muitas histórias. Portanto, construir com qualidade é ter responsabilidade com a cidade e com os moradores que ali viverão. 

Ao adquirir o imóvel que erguemos, você está depositando sua confiança no nosso trabalho e se apropriando de um empreendimento que antes foi dos nossos cuidados – e que agora será seu. A entrega das chaves é, praticamente, um ritual de passagem. Nosso compromisso é fazer um trabalho que lhe dê a tranquilidade para usufruir desse rito do seu jeito, dando sua cara a sua nova morada. 

Neste texto, falaremos um pouco do processo de construção civil que resulta no imóvel que é entregue a você. Ele envolve o trabalho de diversos profissionais que reúnem suas capacidades e princípios para que você viva do jeito que você merece: com estrutura, segurança, possibilidade e realização. 

Quais são as etapas de uma obra?

O trabalho de construção civil envolve etapas diversas de planejamento e execução da obra que eventualmente se transformará no seu lar

1) Planejamento da obra

Nenhum projeto existe sem que seja planejado antes, que dirá uma construção, a qual envolve tanto cuidado e seriedade. Aqui serão pensadas todas as partes para que a obra seja executada com toda segurança e com a maior eficiência e aproveitamento possíveis. O planejamento é importantíssimo para a otimização de recursos e organização do tempo a partir de objetivos definidos a curto, médio e longo prazo. Para isso, devem ser feitos:

a) Briefing da ideia do projeto

            O briefing éuma espécie de roteiro que a construtora responsável pelo projeto cria para apresentar a ideia aos profissionais que estarão envolvidos na sua execução. Ele é fundamental para a definição de objetivos e visualização dos processos que serão necessários para fazer colocar a construção em prática. A partir dele, é possível fazer uma estimativa precisa de prazos e ações.

b) Escolha dos profissionais responsáveis

            Ao serem escolhidos os profissionais que atenderão às demandas do briefing nos mais diversos segmentos da obra – como o projeto arquitetônico e as instalações elétricas e hidráulicas – é hora de organizar o que deverá ser feito para viabilizar a construção do projeto. Com isso, é fundamental que os responsáveis por cada parte montem um cronograma a ser seguido.

c) Cronograma da execução

            O cronograma é um roteiro de compras, ações, gastos e tempo que servirá de norte para a equipe da obra. Com ele, é possível controlar as finanças, os custos com a mão-de-obra e as metas a serem cumpridas em determinados prazos. 

            Segui-lo é uma responsabilidade primordial para que não hajam desperdícios durante a execução do projeto: nem de dinheiro e nem de tempo. No decorrer da construção, é importante analisar a situação das atividades e adaptá-las caso seja necessário, sempre respeitando os objetivos definidos.

2) Execução da obra

Depois que todas as fases do projeto estiverem no papel, é hora de colocar a logística da obra em prática. A construção é uma grande mobilização: do transporte dos materiais para dentro da obra, ao trabalho dos profissionais que colocam a mão na massa, é preciso ter coordenação e disciplina.

a) Fechamento, limpeza e terraplanagem do terreno

O início é a preparação do local onde será erguido o empreendimento e que é a base de tudo: o terreno. Seu fechamento com tapumes é primordial para a segurança de todos os materiais que farão parte da construção (maquinários, ferramentas, etc.). Ele deve ser limpo, a fim de que seja montado o canteiro da obra – e, também, terraplanado, para viabilizar a construção da fundação.

b) Fundação da estrutura

A fundação é o alicerce da obra, sustentando a estrutura que será responsável por erguer o empreendimento. Ela varia dependendo do solo, de como será a construção e do perfil do terreno.

c) Estrutura para erguer a alvenaria

Vigas, pilares, lajes… tudo isso faz parte da estrutura da construção, a qual possibilitará o desenvolvimento das características do projeto. Aqui, materiais de qualidade fazem toda a diferença na longevidade do imóvel e no seu valor. Uma estrutura bem executada facilita a realização da alvenaria.

d) Alvenaria para construir cômodos

A alvenaria dá cara às características arquitetônicas do projeto. É a parte que forma os cômodos, com a construção das paredes. São esticadas linhas de marcação e montadas as primeiras fiadas (as fileiras de tijolos). A partir delas, vão sendo feitas as outras em estilo estrutural ou convencional – duas formas distintas de construção civil.  

e) Construção da cobertura

A construção da cobertura de um empreendimento é uma etapa principal para a segurança do mesmo. Afinal, todo imóvel está exposto às condições climáticas variadas (chuvas, ventos e o próprio sol, que também desgasta a estrutura com o tempo). As coberturas podem ser feitas de materiais variados – mas a regra é que sejam adequados ao projeto e à proteção dos moradores.  

f) Aplicação dos acabamentos

Para acabar, os acabamentos. Aqui é a estilização da obra, mas muito mais do que isso: é a etapa que a torna habitável, confortável e pronta para usufruir do jeito que foi planejada. São feitas as instalações (energia, água, gás, telefone, etc.), as pinturas, os revestimentos e tudo o que envolve os detalhes que embelezam o imóvel.

      Obs.: essa parte é uma das mais customizáveis caso você adquira um imóvel na planta!

            Acompanhar o processo de construção de um imóvel é um trabalho obrigatório de vistoria dos profissionais envolvidos, mas também pode ser um prazer para você! Dê uma espiadinha nas redes sociais da Viva Corp e veja nossos projetos tomando forma.