fbpx

Paisagismo urbano: qual a sua importância para o nosso futuro?

19 de abril de 2021

Muito se fala sobre o papel da natureza na arquitetura e na decoração de ambientes. Considerá-la é fundamental não apenas para a beleza de cidades e residências, mas por diversos outros motivos atrelados ao nosso futuro como sociedade. Entenda por que o paisagismo urbano deve ser uma prioridade nos locais onde vivemos.

O que é paisagismo urbano?

Com certeza você deve ter alguma ideia sobre o que é paisagismo urbano. Afinal, falar sobre isso nunca foi tão importante. Esse conceito faz parte da arquitetura, mas acaba impactando outras áreas da vida em sociedade e nossa própria relação com o planeta. Isso porque ele é a técnica responsável pelo planejamento de espaços abertos em locais públicos e privados, em relação com as características naturais e estruturais dos espaços. A importância do paisagismo urbano para o futuro é, portanto, imprescindível.

Pensar em paisagismo urbano é pensar em organização, harmonia, funcionalidade. Através de projetos de praças, parques e todo espaço aberto, a prática se preocupa com a circulação das pessoas nos centros urbanos, enquanto preserva a vegetação do local. Um bom projeto de paisagismo deve inserir elementos de forma não agressiva ao meio ambiente, tratando a natureza como parte essencial e principal dos cenários. Logo, na sua execução devem ser aplicados conhecimentos das mais diversas áreas, entre elas, a ecologia e a botânica.

É papel dos paisagistas analisar os espaços e desenvolver projetos arquitetônicos que se enquadrem nas suas condições físicas e climáticas, escolhendo estilos estéticos e espécies de plantas adequadas às características do ambiente. Dessa forma, contribuem com a criação de áreas de circulação e lazer atraentes e, principalmente, sustentáveis

Qual a real importância do paisagismo urbano?

A importância do paisagismo urbano engloba várias questões. Embelezar espaços é certamente uma das funções mais óbvias. Ao misturar o urbano com a natureza, ambientes ficam com mais cor, leveza e frescor. Não há nada como poder respirar rodeado de verde em meio à rotina pesada da semana, dar uma corrida em um parque arborizado ou aproveitar o final de semana ao ar livre.

Mas, além da beleza e do lazer, um bom projeto paisagístico contribui para questões diversas, que vão da logística de circulação dos espaços, à solução de problemas estruturais dos locais. Por considerar o meio ambiente como parte intrínseca ao lugar, o paisagismo urbano se preocupa com a criação de locais harmônicos e funcionais, essenciais para um futuro organizado, prático e sustentável. Portanto, sua importância abrange:

Planejamento de ambientes

Uma das principais funções do paisagismo urbano está associada ao próprio planejamento de espaços públicos e privados. Isso porque, mais do que preservar a vegetação e as características físicas do local, o paisagismo procura aproveitá-los da melhor maneira. 

Assim, é possível criar espaços que facilitem a circulação das pessoas em meio à natureza e ao espaço urbano. Parques e praças, por exemplo, são fundamentais para a movimentação de pedestres, assim como jardins trazem unidade para complexos residenciais e comerciais. 

Além disso, o projeto paisagístico tem essencial importância na logística estrutural de todo local, pois auxilia nos efeitos da ação do clima sob as construções, como por exemplo, no escoamento da água da chuva.

Funcionalidade dos espaços

Mais do que uma área de circulação, os espaços abertos também se tornam locais de permanência. Cabe ao paisagismo desenvolver pontos de lazer nas áreas livres, estimulando a convivência nos locais e incentivando seu aproveitamento. Não há nada como se exercitar, ou simplesmente descansar, em um espaço verde e arejado. Projetos paisagísticos utilizam o que de melhor a natureza pode proporcionar para desenvolver um local funcional e agradável, para ser utilizado ao máximo.

Sustentabilidade

É exatamente por isso que o paisagismo urbano faz desse ramo da arquitetura uma das ferramentas que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A harmonia entre o urbano e o natural é o caminho para um futuro com um clima adequado, com menos poluição e com a preservação da beleza do planeta. Criar esses espaços é incentivar nossa conexão com a natureza, diminuindo o uso de carros, de materiais poluentes e de tudo que faz parte de uma maneira descuidada de urbanização.

Bem-estar individual e social

Há retorno direto em cuidar da natureza para nossa qualidade de vida. Nossa proximidade com plantas, flores e árvores traz benefícios incomparáveis para nossa saúde. Estudos comprovam que duas horas por semana já são suficientes para a melhora no nosso humor, diminuindo níveis de ansiedade e estresse. Enquanto vivemos a pandemia, sabemos o quanto isso nos afeta. Imagine, então, a diferença que faz viver em um lugar rodeado de verde?

Se a natureza nos afeta positivamente individualmente, ela causa transformações sociais. Seja por melhorar a qualidade do ar, por diminuir a poluição visual e por consequência, contribuir para o nosso bem-estar, uma área verde causa impactos positivos na convivência social e na nossa saúde como população.

Quais impactos o paisagismo urbano terá no nosso futuro?

São muitos os motivos que fazem do paisagismo urbano uma preocupação indispensável em qualquer projeto arquitetônico. Sua concepção causa impactos diretos nas cidades e nas nossas vidas, que trarão resultados importantes para o nosso futuro. Entre eles:

  • Estrutural

Espaços com projetos paisagísticos bem executados, além de proporcionarem a organização para uma logística adequada de movimentação e funcionamento dos locais, também têm maior longevidade. A natureza, afinal, perdura e se transforma. Esteticamente, os impactos são belos e duradouros. 

  • Ecológico

Além de primar por um desenvolvimento sustentável, o paisagismo auxilia na melhora das condições climáticas, equilibrando a temperatura e as chuvas, diminuindo a erosão, dando mais qualidade ao ar em cenários urbanos, entre outros benefícios.

  • Social

Esses espaços são peças fundamentais para a vida em sociedade, pois mais do que áreas de lazer, são espaços de convivência e cultura.

  • Psicológico

Estar em contato com a natureza traz alívio, paz e felicidade. Precisamos desses espaços para manter nossa saúde individual e coletiva em dia.

A importância do paisagismo urbano na sua vida

Difícil não ficar com vontade de morar em um lugar com bastante verde, não é mesmo? Certamente, a vida em meio a natureza muda para melhor. A Viva Corp incentiva você a buscar por isso. Temos uma dica: a região metropolitana de Florianópolis. Fique de olho! Logo estamos chegando em São José, com um oásis para o seu cotidiano. Acompanhe nossas redes sociais.