fbpx

Região metropolitana de Florianópolis para viver bem

8 de junho de 2021

Escolher uma cidade para morar é uma decisão que pode envolver diversas questões. Dispor de oportunidades para trabalhar, qualidade de vida para futuros filhos e lazer para curtir bons momentos é essencial. Por isso, a região metropolitana de Florianópolis se mostra cada vez mais ideal. Conheça a zona que abrange municípios como São José, cujo crescimento se destaca em Santa Catarina e no Brasil.

Ter uma vida estável, com possibilidade para crescer e ser feliz. Formar uma família. Ter uma moradia própria. Esses são planos que envolvem esforço, dedicação e tempo. Mas, essas vitórias ficam mais ao nosso alcance quando vivemos no lugar certo. Quando escolhemos uma cidade que seja propícia à realização dos nossos sonhos. Melhor ainda é quando estamos em uma região que cresce em riquezas e oportunidades e que, de quebra, dispõe de belíssima natureza para manter a paz por perto. Essa é a região metropolitana de Florianópolis.

Nos últimos anos, muitos têm escolhido morar na Grande Floripa, devido ao seu crescimento econômico e qualidade de vida. São José, por exemplo, teve um aumento populacional de 1,5% entre 2018 e 2019. Floripa, aliás, passou a ser considerada metrópole neste ano – reflexo de ter sido a zona metropolitana brasileira que mais cresceu na última década, de acordo com o IBGE.

Tal desenvolvimento é resultado do processo de integração dos municípios, muito impulsionado por sua consolidação como polo econômico e pelo aquecimento da economia catarinense. Impossível esquecer também do turismo cada vez mais frequente – afinal, algumas das mais belas praias do país estão na localidade. 

Já pensou em realizar seus sonhos nesse lugar incrível? A Viva Corp chegou na região metropolitana de Florianópolis para que você não tenha mais dúvidas: aqui, você irá viver muito bem. Confira as informações a seguir para você ter certeza disso.

Dados gerais e perfil da região metropolitana da Florianópolis

A região metropolitana de Florianópolis é composta pela capital catarinense, seus municípios vizinhos e mais aqueles da área de expansão, totalizando uma área de 7.470 km² e uma população de cerca de 1.200.000 habitantes. Ao lado de Floripa, encontram-se as cidades de São José, Palhoça, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, Águas Mornas e São Pedro de Alcântara. Ao redor delas, mais treze compõem a região, em um total de 22 municípios.

O PIB da região é favorecido pela atividade de duas das principais cidades do estado: Floripa e São José. A segunda é de grande importância econômica, pois serve de polo industrial para a região, enquanto a Ilha tem sua importância turística. As cidades da zona metropolitana são atravessadas pela BR-101, o que favorece também a movimentação de moradores e turistas. Isso, portanto, é um fator primordial para a consolidação da metrópole como uma das de maior desenvolvimento no Brasil.

Ainda a isso, é somada a diversidade de indústrias, comércio, cultura e natureza, assim fazendo do centro um local de variada possibilidade.

Economia, educação e oportunidades

Os grandes representantes da economia na região metropolitana de Florianópolis são a indústria e o turismo. O polo tecnológico, presente especialmente na cidade de São José, é um dos principais do país. Além dele, os setores de construção civil, serviços e comércio também são fortes. Assim, por ser uma zona bastante integrada, os diversos centros comerciais se desenvolvem em ritmo parelho, não havendo monopólio por parte da capital. Há variedade em shoppings e lojas, inclusive nas margens da BR-101. A agricultura aparece nos municípios da área de expansão.

Já no quesito educação, está presente a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a maior de Santa Catarina e uma das principais da região sul do Brasil. A instituição oferece 120 cursos de graduação e cerca de 150 de pós-graduação. Não apenas o ensino superior, as escolas públicas e privadas também são referências para o restante do estado.

A combinação de oportunidades de trabalho e ensino faz da zona uma localidade propícia para pessoas de todas as faixas-etárias. Portanto, seja para procurar emprego, capacitar-se ou criar família, são muitos os motivos para optar pela região. 

Beleza natural

Não é segredo que Santa Catarina é popular entre os brasileiros pelo seu irresistível litoral. Turistas de todas as regiões do país escolhem as praias catarinenses como destino de férias, devido aos mares cristalinos, ao cenário deslumbrante, ao ar puro e à paz que paira na Ilha da Magia e arredores. 

Mas, a incrível natureza da região metropolitana vai muito além da costa. Se na parte litorânea temos Floripa e São José, municípios próximos como Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas são referência mundial no turismo das águas termais e suas propriedades terapêuticas. Assim também a serra do estado está localizada a pouco tempo de carro, proporcionando paisagens montanhosas de tirar o fôlego. Além disso, a mata atlântica, os rios e as cachoeiras também se tornam destino de passeio. Imagina ter tudo isso à disposição?

Opções de lazer

A variedade natural da metrópole é um show à parte no quesito lazer, para todas as idades. Por isso, nas praias e na serra você pode se divertir tanto em família, quanto com seus amigos. As opções de lazer vão desde passeios de barco, a esportes radicais na água, a ecoturismo nas montanhas (rapel, trekking), a gastronomia e ao comércio. Restaurante de frutos do mar, bares e boates estão presentes em peso no litoral e são imperdíveis. Por outro lado, as cidades mais urbanas, como São José, são ideais para compras.  Entretanto, todos os municípios da região têm seu charme, reforçado pela mistura cultural da colonização açoriana, alemã e italiana. Prédios históricos, igrejas e eventos culturais mantêm a história pulsando. Cada cidade proporciona uma volta ao passado.

Qualidade de vida

Ao mesmo tempo que a região metropolitana de Florianópolis preserva a memória, ela olha para o futuro com vontade de evoluir cada vez mais. As cidades, além de estarem entre as mais fortes economicamente do estado, estão entre aquelas de maior qualidade de vida – em Santa Catarina e no Brasil. 

São José, por exemplo, não apenas é a cidade que mais gerou empregos em SC nos últimos três anos, mas também é referência no quesito segurança: houve queda de mais de 65% de roubos de 2018 para 2019. Isso é reflexo de boas medidas governamentais, que colocam o município no Top 50 das cidades brasileiras no Índice de Governança Municipal. Nada como morar em um lugar para trabalhar e ter filhos com tranquilidade.  

Difícil não ter vontade de fazer a vida em uma região tão cheia de possibilidades, né? Melhor ainda se você tem a chance de escolher uma boa morada: com estrutura, qualidade e confiança. A Viva Corp chega na região metropolitana de Santa Catarina para que você possa aproveitar tudo isso, vivendo com muita felicidade e realização. Que tal dar uma olhadinha nos nossos imóveis?