fbpx

São José: conheça uma das melhores cidades para morar em Santa Catarina

12 de janeiro de 2021

Não é à toa que a cidade da região metropolitana é a quarta mais populosa do estado. São José é um município de oportunidade, lazer e qualidade de vida. Por atrair novos moradores e empresas – como a Viva Corp – desponta como um dos municípios em maior desenvolvimento do Brasil. Confira informações e alguns motivos para escolher morar aqui!

Santa Catarina é um estado brasileiro conhecido por suas belas praias, mas tem se destacado também como uma das melhores economias do país. Isso é reflexo da expansão industrial, do forte turismo, do crescimento das cidades e da consequente geração de emprego, o que faz do estado um lugar de muita oportunidade na região sul do Brasil. E uma das melhores cidades para morar em Santa Catarina é São José.

Por que São José é um dos melhores lugares para morar em Santa Catarina?

Porque um dos municípios que mais tem contribuído economicamente à SC é a cidade, localizada na região metropolitana, a apenas 6 km de Florianópolis. Ela é a segunda que mais oferece vagas profissionais no estado e está na impressionante 12ª posição a nível nacional, na frente de capitais como Porto Alegre e Rio de Janeiro. Além disso, não podemos deixar de mencionar que ela está na região litorânea, sendo cortada pela BR-101. Ou seja, é uma opção ideal para aliar a rotina ao lazer (com um pouco mais de tranquilidade do que o fervo de Floripa, mas ainda assim próximo à Ilha da Magia).

Nós estamos chegando no município com novidades: a chance que você merece para aproveitar o melhor da região, vivendo com qualidade e conforto. Enquanto isso, fizemos esse post com informações sobre São José, para que você tenha certeza de que estará fazendo a escolha certa em morar na cidade. Confira! 

História e dados

São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina, tendo sido colonizada principalmente por casais açorianos no século XVIII, mais precisamente, no ano de 1750. Juntamente à Grande Florianópolis, foi também o destino dos primeiros imigrantes alemães do Brasil. Portanto, desde o início de sua história, apresentou intensa atividade comercial, muito devido ao seu rápido crescimento populacional. Em 1833 deixou de ser freguesia, elevando-se à cidade já em 1856. 

No início do século XX, recebeu a instalação da primeira Usina Hidrelétrica do estado, que abasteceu São José e Florianópolis por quatro décadas. A partir de 1950, tornou-se local de migração de catarinenses e gaúchos do interior, o que contribuiu para o desenvolvimento tanto de zonas residenciais, quanto da indústria. Então, por consequência da construção da BR-101, a indústria cresceu consideravelmente. Outro ganho foi a fundação de instituições importantes, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Hoje, portanto, São José é mais do que uma cidade-dormitório da capital. Pelo contrário: dispõe de um núcleo urbano próprio e completo, pois desenvolveu um polo industrial não presente em Floripa. Muitas das principais empresas de Santa Catarina estão presentes no município.

Área: 150,499 km² 

População: 250.181 pessoas

PIB per capita: R$ 42.262,21 

Confira mais dados no site do IBGE.

Indústria e comércio

Sendo o principal polo industrial da zona metropolitana, São José possui indústria e comércio variados. O Distrito Industrial josefense destaca empresas do setor da tecnologia, dos alimentos e distribuidoras. Também, possui diversas opções de shoppings (incluindo o maior da região) e atividade comercial distribuída em bairros como Kobrasol, Campinas, Areias e Barreiros.

Não apenas o setor privado investe em peso na região, mas também o próprio governo municipal. A Operação Mãos à Obra, por exemplo, injetou mais de R$130 milhões na execução de obras na infraestrutura da cidade: da educação, à saúde e às áreas de lazer que complementam a beleza das praias.

Praias

Não podemos deixar de mencionar a costa da cidade, que se alonga em cerca de 2,5 km. Por isso, a beira-mar é ideal para as mais diversas atividades. A prefeitura valoriza o espaço, mantendo praças de convivência, quadras de esporte e programação cultural próxima à praia. Uma delas, a Ponta de Baixo, é um bairro de águas calmas que conta com diversidade gastronômica que passa por, claro, os clássicos frutos do mar.

Cultura e turismo

Boa parte da herança cultural de São José é fruto da colonização açoriana e alemã. No Centro Histórico, por exemplo, estão presentes diversos casarões típicos (como a Casa de Comércio da Família Petry e o Casarão do Clube 1º de Julho). Lá, também acontece a tradicional Feira da Freguesia, que reúne artesanato, vestuário, gastronomia, antiguidades e programações culturais. Além disso, as igrejas são um retrato charmoso da presença portuguesa na região. Belos exemplos são a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja Matriz.

Qualidade de vida

Levantamentos comprovam muitos dos potenciais do município de São José e reafirmam sua força como uma das melhores cidades catarinenses para viver. Das oportunidades de trabalho, à segurança, são várias as razões que conferem à cidade ótimas características. 

  • A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina colocou São José na primeira posição das cidades mais geradoras de emprego nos últimos três anos, tendo gerado 12% do total estadual. 
  • No Índice de Governança Municipal (IGM) do Conselho Federal de Administração, a cidade figura entre as 50 melhores do Brasil, na 36ª posição – na frente até mesmo de Florianópolis e Joinville. A pesquisa reúne dados do IBGE e do SUS, por exemplo, para avaliar serviços como saúde e educação.
  • É do município o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de Santa Catarina.
  • A respeito da segurança, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina avaliou que houve melhora em São José: uma queda de 73,23% das ocorrências de furto e de 65,92% em roubos. Por isso, entre outros exemplos, o município possui excelentes indicadores da qualidade de vida.

E como morar bem em São José?

São muitas vantagens que mostram que a vida em São José é promissora, mas para isso se concretizar, nada como morar com qualidade e estrutura. E para que você tenha essa chance, a Viva Corp está chegando na cidade. Ao escolher São José para morar em Santa Catarina, encontre o imóvel certo. Então, fique de olho nas nossas redes sociais para conhecer nossa proposta e saber que é possível ter praticidade e conforto na rotina com muita possibilidade, para você e sua família.