fbpx

Urban jungle: a tendência de ter (muitas) plantas em casa

11 de maio de 2021

Decorar nosso lar é mais do que enfeitá-lo: é dar vida ao ambiente onde vivemos, ainda mais com plantas. Elas ,ao se transformarem, transformam a casa. É por isso que a urban jungle é uma tendência que veio para ficar. Confira dicas para trazer a natureza para mais perto e desfrutar do benefício de viver em um cenário mais vívido.

Durante o último ano, sentimos na pele a necessidade de morar em um lugar não apenas confortável, mas agradável, que dê gosto de estar. Se ficar em casa com mais frequência se tornou um hábito inevitável, cuidar do nosso lar virou algo ainda mais importante e, também, um passatempo. Certamente, você passou a prestar mais atenção em detalhes e investiu, ou ao menos pensou, em decoração. Quanto a isso, estão em alta estilos que priorizam o bem-estar, o frescor e a versatilidade. Um deles é a urban jungle: uma tendência que traz a natureza para dentro das nossas casas, a partir da adoção de uma variedade de plantas.

E o nome da moda diz tudo: a ideia é realmente viver em uma espécie de “selva urbana”, que se espalha na sala, no quarto, na varanda e por qualquer ambiente. Ao ficar mais verde, o cenário fica com mais vida. Afinal, plantas não são apenas itens decorativos. São seres vivos, que crescem e transformam espaços. E obviamente, proporcionam contato direto com a natureza no período tão caseiro que vivemos. Não é exagero falar que tal proximidade é fundamental para o nosso bem-estar, até porque o mercado de plantas bombou em 2020

Urban jungle: conheça a tendência

A tendência do urban jungle está ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque ela é um estilo de decoração que não somente é visualmente belo, mas também proporciona benefícios diretos ao nosso bem-estar. Fazer uma “selva urbana” é inserir plantas em ambientes internos, ou externos, do nosso lar. Logo, é ligar nossa casa ao meio ambiente. Com isso, ficamos mais conectados à natureza durante o nosso cotidiano e temos um cenário verde próprio para admirar todos os dias.

Essa necessidade de conexão é reflexo de diversas questões: como a pandemia, que fez do home office uma realidade para muitos. Mas, enquanto estamos vivendo cada vez mais no online, a moda de cultivar plantas se mostra como um convite ao natural e como um retorno às nossas origens. Sem dúvida, o sucesso do urban jungle revela o quanto estamos preocupados em manter nossa relação com a natureza. Além disso, a estética encontra novas funções para práticas sustentáveis de decoração.

Ter plantas em casa é, portanto, um estilo de vida. Ao decorar sua residência com elas, você estará desfrutando de beleza única, mas também estará convivendo com seres vivos que necessitam de cuidados. É fundamental que você saiba quais plantas são adequadas para determinados ambientes. A partir da escolha, será seu papel cuidar delas da forma correta. Isso se torna um passatempo divertido e benéfico para sua saúde emocional, pois não há nada como acompanhar o crescimento da natureza ao seu redor.

Quais os benefícios de ter plantas em casa?

Ser “pai” ou “mãe” de plantas é uma atividade que traz retornos não apenas relacionados à aparência da sua casa, mas também a sua própria saúde. Pesquisas comprovam que de plantas ornamentais a uma pequena horta, todo tipo de planta pode proporcionar inúmeros benefícios a sua mente e corpo.

A lista a seguir é um apanhado bem resumido das vantagens de começar a criar sua própria urban jungle e viver em um lar mais verde. 

1) Decorar de forma sustentável e acessível

Não há nada como embelezar sua casa com plantas. Além de lindas, elas trazem sustentabilidade para sua decoração. Sem falar que você pode encontrá-las por preços bastante em conta em floriculturas, atacados, ou até mesmo pela internet diretamente com cultivadores.

2) Reduzir o estresse

Os últimos meses não têm sido fáceis para nossa saúde emocional, mas as plantas são grandes aliadas para controlar a ansiedade: tanto pelas substâncias que liberam no ambiente, quanto pelo cuidado de cultivo, que pode ser uma atividade que traz paz e relaxamento.

3) Estimular a produtividade e a criatividade

Ao reduzirem nosso estresse e nos deixarem mais tranquilos, as plantas também estimulam nosso rendimento e nos inspiram, aumentando nossos níveis de concentração e energizando o ambiente. 

4) Melhorar a qualidade do ar

Outra vantagem que as plantas causam no ambiente é a filtragem do ar e sua umidificação natural. O oxigênio dos ambientes ganha mais qualidade e frescor.  

5) Deixar a temperatura mais amena

Quanto mais plantas você tiver dispostas pela sua sala, quarto, escritório ou onde quiser, mais frescos esses ambientes ficarão. Isso pode significar economia na conta de luz em dias quentes.

6) Isolar a acústica

Outra vantagem pouco lembrada que as plantas proporcionam é a capacidade de isolar o som. Suspender plantas no teto e nas paredes pode ser uma ótima ideia para apartamentos.

7) Melhorar a saúde e a alimentação

Se as plantas ornamentais liberam substâncias que ajudam a relaxar e a produzir, entre outros benefícios, não podemos esquecer das plantas medicinais e das pequenas hortas. Ter à disposição espécies para chás, temperos ou até mesmo verduras orgânicas é cuidar do seu corpo e desfrutar de sabores únicos.

8) Dar vida aos ambientes

Todos esses benefícios são resultado da vida que as plantas proporcionam a qualquer cenário. Elas trazem a natureza para mais perto, tanto pela sua beleza, quanto pela sua utilidade, deixando seu cotidiano mais leve e menos cinza.

Que tipos de plantas posso cultivar em casa?

Para deixar seu dia-a-dia mais verde, é preciso compreender quais plantas são adequadas a determinados ambientes. Fatores como a incidência de luz solar, a circulação do ar e a umidade são definitivos para a sua saúde e crescimento. 

Sejam plantas ornamentais, medicinais, temperos ou de qualquer outro tipo, o ideal é cultivar aquelas que se adaptariam bem às características do seu lar. Entre elas, podemos listar algumas clássicas como:

  • Samambaia, para pôr em locais altos;
  • Espada de São Jorge, para ambientes secos;
  • Suculentas, para locais com pouca luz e umidade;
  • Alecrim, para sua própria horta;

Entre muitas outras! Comece aos poucos e vá entendendo quais funcionam bem no seu lar e, claro, na sua rotina de cuidados.

Dicas para cuidar das suas plantas 

A beleza da sua urban jungle dependerá, também, dos seus cuidados com as plantas. Algumas demandam mais atenção do que outras. É fundamental que você saiba a quantidade de água ideal para cada espécie, bem como a forma de cultivar (vasos com terra, com água, etc.). Entre dicas básicas para começar, saiba que:

  • Para ambientes internos, perceba o tom das plantas: quanto mais forte seu verde, menos é sua necessidade por luz direta. Entretanto, preste atenção na quantidade acumulada de água dos vasos. O excesso de água prejudica as plantas e causa mofo e maus odores. 
  • Para ambientes externos, como varandas, perceba a incidência solar e a ventilação do local. Varandas abertas e com sol direto são ideais para plantas que precisam dessa exposição. Já locais fechados com vidro podem ter sol, mas não circulação de ar suficiente para certas espécies. Nesses casos, pode valer mais a pena colocá-las em perto de janelas ou outros espaços.

Obs.: é sempre bom lembrar que você pode buscar por dicas de cultivadores pela Internet!

A Viva Corp encoraja você a experimentar!

Sabemos o quão bem as plantas podem fazer para nossos lares, nossa família e nós mesmos. É por isso que encorajamos você a adotar a prática de cultivá-las com todo amor e carinho. Viver em um lugar conectado à natureza é se conectar à vida. Você merece isso, em ambientes internos e externos! Nossa proposta é baseada na saúde e no bem-estar. Confira nossos empreendimentos!